ACISC solicitou e a CREDIACISC reabre linha de crédito emergencial para cooperados atingidos por enchentes em São Carlos (SP). Objetivo é apoiar lojistas a reinvestir em seus negócios. Análise de crédito será agilizada para casos especiais.

Leia a nota da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) sobre o assunto:


NOTA DA ACISC SOBRE AS ENCHENTES DE SÁBADO (04)
ACISC lamenta ocorrido e abre linha de crédito especial para comerciantes atingidos pelas enchentes
O presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, o Zelão, prestou sua solidariedade na manhã deste domingo, 05, aos comerciantes atingidos na área central com os estragos causados pela forte chuva ocorrida na noite deste sábado, 04.
De acordo com a Defesa Civil de São Carlos, choveu cerca de 120 mm em um período de 20 minutos. "A gente fica muito triste de ver todo esse cenário de destruição. A água veio muito forte, um volume estrondoso que nunca vimos nessa proporção, trazendo muito prejuízo para o comércio da cidade", comentou Zelão.
Na visita, o presidente encontrou o prefeito Airton Garcia, e alguns secretários municipais, e conversou com comerciantes, lamentando o ocorrido. "Ficamos triste porque viemos de um final de ano mais otimista, todo mundo confiante e, de repente, somos pegos de surpresa e muitas lojas tiveram prejuízo total. Só temos que lamentar o fato, arregaçar as mangas e tentar ajudar esses comerciantes que perderam seus bens", afirmou.
Na baixada do Mercado Municipal, a água atingiu um volume de 47 mm. O volume da água atingiu cerca de 1,5 metros de altura. Por sorte, não houveram vítimas fatais, apenas perdas materiais. "Uma chuva forte e intensa, de cerca de 20 minutos, foi o suficiente para danificar lojas, as quais tiveram muitos produtos perdidos”, comentou Zelão.
O presidente da ACISC ressaltou o trabalho de manutenção e limpeza feito pela Prefeitura de São Carlos, com o apoio da Prefeitura de Ibaté, que disponibilizou quatro caminhões para ajudar nos trabalhos. “Agradecemos o apoio das prefeituras de São Carlos e Ibaté que, prontamente, se empenharam na limpeza da lama e entulhos, deixando as áreas atingidas em condições para que o comércio possa funcionar nesta segunda-feira (06)”, destacou.
Apoio aos comerciantes
Durante a visita aos lojistas e comerciantes, Zelão anunciou que os que necessitarem de apoio financeiro para readequar o seu estabelecimento, a ACISC estará disponibilizando, a partir desta segunda-feira, junto à cooperativa Sicoob Crediacisc, linhas especiais de crédito. "Imediatamente, já conversei com o presidente da nossa Cooperativa de Crédito CrediAcisc e já nesta segunda-feira, vamos estar abrindo uma linha de crédito para que esses comerciantes possam utilizá-la, a juros muito subsidiados, para que eles possam retornar às suas atividades", afirmou.
Zelão voltou a falar sobre a necessidade de um projeto voltado para a solução das enchentes na área central. “A gente vem conversando com o Poder Público não é de agora, porém, algumas coisas estão sendo previstas como uma bacia de contenção na região do CDHU que vai ajudar e muito. Por outro lado, temos que pensar também nos outros pontos da cidade. Isso tem que ser feito urgentemente para evitarmos que os comerciantes tenham esses prejuízos, mais uma vez", finalizou.

Fonte: www.acisc.com.br


Acompanhe também a Crediacisc: /crediacisc | @crediacisc