SICOOB CREDIACISC

orienta seus cooperados em relação às possibilidades de acesso ao crédito

em tempos de COVID-19

 

1.    Introdução

 

É MOMENTO DE COOPERAR

 

Aqui na Sicoob CREDIACISC, nossa prioridade sempre foram as pessoas. Por isso, para cuidar da saúde da nossa gente, seguimos apostando na cooperação entre todos como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) e minimizar os seus efeitos.

Nas nossas unidades e em cada lugar em que estamos presentes, o Sicoob está adotando medidas, em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde, para combater a transmissão do coronavírus com segurança e conscientização.

Ainda como forma de reforçar nosso compromisso com os cooperados e as suas comunidades, informamos que:

  • estamos promovendo a reestruturação, e não o simples adiamento do prazo, de operações de crédito* dos segmentos afetados pela crise, valorizando, atenta e adequadamente, cada caso;
  • abrimos linha de crédito para atender a esse público com condições de prazo e preço diferenciadas;
  • orientamos as equipes a acentuar o compromisso com a efetiva e inadiável necessidade dos cooperados na oferta de produtos e serviços.

O nosso objetivo é, também, amenizar os efeitos do cenário atual na sua rotina. Por isso, recomendamos o uso dos nossos canais digitais para realizar suas transações sem exposição a riscos: App Sicoob e Internet Banking. Sugerimos ainda que, nas situações que possam ser resolvidas remotamente, o contato com a cooperativa seja feito por telefone.

Não podemos dar as mãos, mas podemos unir nossas atitudes e fazer a diferença.

 


 

2.            Linhas tradicionais

 

Nas linhas tradicionais as taxas de juros dependem da destinação que o tomador faz do recurso, relacionamento estabelecido com a cooperativa (IAP), avaliação de risco (R1-R16), capacidade de pagamento e garantidas envolvidas. Em geral, elas podem oscilar entre a mínima (1,23%) e a máxima (6,5%) ao mês.

 

A sua instituição financeira cooperativa não alterou nenhum produto ou serviço do seu cardápio, contribuindo para a estabilidade e confiança nas relações estabelecidas com seus cooperados. Pelo contrário, está ampliando o seu cardápio negocial em três novas modalidades: a) repactuação com amortização de dívida; b) repactuação de saldo devedor e c) repactuação com “troco”.

 

3.            Linhas especiais

 

3.1 Repactuação de contratos com amortização de dívida

Linha de crédito destinada a cooperados que pretendem amortizar parcialmente sua dívida e repactuar o saldo devedor para ajustar o valor da parcela ao seu orçamento. Tem a vantagem de reduzir o valor do dispêndio mensal por dois motivos: possibilita alongar o prazo para pagamento e reduz a taxa de juros praticada para até 1,23 % a.m. O prazo e taxas podem variar entre 12 e 36 meses, com a primeira parcela podendo ser paga em 30, 60 ou 90 dias a partir da contratação.

 

3.2 Repactuação de contratos pelo saldo devedor consolidado

Linha de crédito destinada a cooperados que necessitam ajustar o valor da parcela às expectativas de fluxo de caixa. O objetivo é “dar um fôlego” ao empresário. A taxa de juros praticada para os contratos firmados entre março e abril de 2020 foi reduzida para até 1,23 % a.m. O prazo e taxas podem variar entre 12 e 36 meses, com a primeira parcela podendo ser paga em 30, 60 ou 90 dias a partir da contratação.

 


3.3 Repactuação de contratos com “troco”

Essa Linha de crédito foi criada para fortalecer o caixa para necessidades emergentes e manutenção do negócio. É destinada a cooperados que necessitam de reforço no seu capital de giro e alongamento da dívida consolidada. A taxa de juros praticada para os contratos firmados entre março e abril de 2020 foi reduzida para até 1,50 % a.m. O prazo e taxas podem variar entre 12 e 36 meses, com a primeira parcela podendo ser paga em 30, 60 ou 90 dias a partir da contratação.

 

4.            Taxas de juros e prazos

Como visto no item 3, as taxas especiais EXCLUSIVAMENTE PARA AS MODALIDADES ACIMA variam entre 1,23 e 1,50 % a. m. Os prazos do contrato podem atingir, no máximo, 36 meses (incluindo a carência que pode ser de 30, 60 ou 90 dias para começar a pagar).

 

5.            Valores dos contratos

Linhas especiais: até R$ 100.000,00

Linhas tradicionais: até R$ 400.000,00

 

6.            Riscos da operação

Cada cooperado, também, é “dono” desta instituição de crédito. Por isso, deve compreender que as análises das propostas consideram os riscos e garantias envolvidos na operação. Todos os casos estarão sujeitos à análise, que pode ser feita pelas regras estabelecidas pelo Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), que dispõe de ferramentas de inteligência artificial para auxiliar nessa tarefa.

 

7.            Garantias exigidas

Para simplificar, a regra é clássica: o cooperado deve ter uma boa avaliação do seu cadastro (Credit score) e oferecer garantias aceitas pelo mercado financeiro (bons avalistas, direitos creditícios, veículos ou imóveis).


 

8.            Reforço de garantia

A ACISC e a CREDIACISC oferecem, ainda, a possibilidade de reforçar as garantias por intermédio da AGCP - Associação de Garantia de Crédito Paulista. A contratação da AGCP* permitirá  que as linhas 3.2 e 3.3 tenham sua taxa reduzida de 0,89% a.m.

*Cada caso estará sujeito à análise, que pode ser feita diretamente na sua cooperativa.

 

9.            Processo simplificado

Em razão do surto de COVID-19, você pode requerer as linhas especiais enviando um email para contato@crediacisc.com.br requerendo análise e simulação de empréstimo. No requerimento você deve informar:

a.            nome completo do cooperado;

b.            linha que está interessado (ver itens 3.1, 3.2 ou 3,3);

c.             prazo desejado;

d.            se irá precisar de carência (30, 60 ou 90 dias);

e.            valor desejado;

f.              se deseja “troco” na operação;

g.            quais as garantias que pode oferecer.

 

Os dirigentes da Sicoob Crediacisc querem que você possa receber esse atendimento prévio SEM NECESSITAR VIR ATÉ A COOPERATIVA. As respostas serão enviadas em até 72 horas (três dias úteis).

 

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos no site www.crediacisc.com.br 

 

 

São Carlos, 26 de março de 2020

 

 

Diretoria Executiva

Acompanhe também a Crediacisc: /crediacisc | @crediacisc