A Crediacisc e a Associação Comercial (Acisc) programaram ações de Educação Financeira, Negociação e Oportunidades para comemorar o Dia do Comerciante, do Freguês e o Dia Internacional do Cooperativismo.

Nos dias 15 e 16 de julho, a Crediacisc oferecerá atendimento especializado em renegociação de dívidas com profissionais do escritório Colluci e Marques Advocacia, além de consultoria sobre Educação Financeira com os gerentes da própria cooperativa de crédito.

“Mais importante do quanto você ganha, é como você gasta”, observa Conrado Navarro, para quem gastar de forma inteligente e, principalmente, poupar e investir são as chaves do sucesso financeiro. “Aprender a controlar seu orçamento é o modo mais prático de cortar gastos e começar a investir”, explica Douglas Gonçalves. Para ele, a base de uma boa gestão financeira é o planejamento. Ambos são do escritório Colluci e Marques.

“A cooperativa de crédito, diferente dos bancos, tem associados, que são donos do próprio negócio, portanto não interessa que eles fiquem endividados, por isso estamos sempre estimulando a educação financeira”, salienta Hercílio Antonio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da Crediacisc.

Para Hercílio, quando um cooperado está com problemas financeiros, e eventualmente em dívidas com a cooperativa, o esforço é auxiliá-lo para evitar mais complicações e depois ajuda-lo a renegociar. “As cooperativas de crédito não param de crescer, porque cada vez mais pessoas percebem os benefícios em relação aos bancos, vivemos um período de crise econômica e nem todos estão preparados para enfrenta-la”, observa.

Os atendimentos acontecerão em qualquer uma das três unidades (av. Sallum, 526, av. São Carlos, 2123 e rua Gen. Osório, 405). Cooperados Crediacisc e associados Acisc podem agendar horário pelo (16) 3307 5114. Além da assistência gratuita em educação financeira, renegociação de dívidas, também haverá orientações sobre empréstimos, linhas de crédito, análise de investimentos e avaliações de seguros.

Datas – O Dia Internacional do Cooperativismo, instituído pela ONU, é comemorado no primeiro sábado de julho. O Dia do Freguês (15/07) existe desde 1974 em São Carlos por iniciativa de Luiz Paulillo Filho, comerciante, presidente da Acisc e vereador, como forma de homenagear os consumidores na véspera do Dia do Comerciante (16/07), que é uma data nacional.


Dia Internacional das Cooperativas

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 16 de dezembro de 1992 a resolução que instituiu o primeiro sábado de julho, a partir de 1995, como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional.

A data é celebrada para aumentar a conscientização das cooperativas e ressaltar as contribuições do movimento cooperativo para resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas, além de fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

Dia do Freguês

O Dia do Freguês, comemorado no dia 15 de julho em São Carlos, é uma lei municipal (7.370/1974) de iniciativa de Luiz Paulillo Filho, comerciante são-carlense que presidiu a Associação Comercial e Industrial (Acisc) de 1971 a 1983 e que foi vereador de 1973 a 1977. É também de iniciativa de Paulillo, a Lei que concede o título de “Comerciante do Ano” e “Comerciante Homenageado do Ano” (7.455/1975).

Comemorar o Dia do Freguês na véspera do Dia do Comerciante foi a sugestão de Paulillo para homenagear os consumidores com promoções e horários especiais do comércio. Vários municípios copiaram a iniciativa de São Carlos.

O horário do comércio deste ano é especial para comemorar a data.

HORÁRIO DO COMÉRCIO – JULHO:

· Dia 12 (sexta-feira): das 9h às 22h

· Dia 13 (sábado): das 9h às 17h

· Dias 20 e 27 (sábados): De acordo com o lojista

Dia do Comerciante

No Brasil, o 16 de julho comemora uma das atividades profissionais mais antigas do mundo desde 1953, com a criação da Lei 2.048 pelo presidente do Senado, João Café Filho, em homenagem ao nascimento, em 16 de julho de 1756, de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu.

Ele se tornou patrono do comércio brasileiro porque foi o responsável pelas primeiras leis que beneficiaram o setor, entre elas a influência que exerceu sobre D. João VI para que abrisse, em 1808, os portos brasileiros ao comércio com as nações amigas.

#CURIOSIDADE

Dia do Comerciário

A Lei 12.790 de 2013, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, instituiu o 30 de outubro como o Dia do Comerciário ou Dia do Comércio. Em alguns Estados brasileiros é feriado.

A data é considerada histórica porque em 30 de outubro de 1932 o Diário Oficial da União trouxe a publicação da Lei 4.042, assinada pelo presidente Getúlio Vargas para assegurar condições de trabalho dignas aos profissionais do setor, como jornada de 8 horas e descanso remunerado aos domingos. No dia anterior, 29 de outubro, pelo menos 5 mil comerciários foram ao Palácio do Governo reivindicar as melhorias.

Acompanhe também a Crediacisc: /crediacisc | @crediacisc