A Crediacisc, cooperativa de crédito de São Carlos, registrada no Banco Central e associada ao Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país, faz aniversário neste 28 de novembro. São 14 anos de atuação no município.

A Sicoob Crediacisc foi fundada em 2005 por um grupo de empresários ligados à Associação Comercial (Acisc), que não encontrava colaboração dos grandes bancos para as micro e pequenas empresas. A Crediacisc e a Acisc são instituições diferentes, mas atuam em parceria em várias ações.

Cerca de 30 cooperados se lançaram a construir uma cooperativa de crédito. Atualmente, já são mais de 1,3 mil cooperados. “Foi um início difícil, mas conseguimos crescer e nos tornar atrativos”, observa um dos fundadores e diretor do Conselho de Administração, Hercílio Antônio de Carvalho.

Uma cooperativa de crédito como a Crediacisc oferece todos os serviços de um banco – crédito, conta corrente, conta salário, cartões de débito e crédito, cheque especial, poupança e outras aplicações, vale-refeição, previdência privada, crédito consignado, seguros e consórcios. “A diferença é que na cooperativa todos são donos, com direitos e deveres a cumprir”, salienta Marcos Alberto Martinelli, fundador e atual secretário executivo da cooperativa.

Assim como em qualquer instituição financeira, a legislação e fiscalização por parte do Banco Central é extremamente rigorosa. A Crediacisc tem, por exemplo, colaboradores com a Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou CPA-10, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA).

“Certificações como a CPA-10, além de serem obrigatórias nas instituições financeiras, capacitam os nossos colaboradores para uma melhor negociação com os cooperados”, destaca a gerente de contas da Crediacisc, Laís Centanim.

“Nossos cooperados são exclusivamente são-carlenses, o que significa que todo o dinheiro que entra ou sai fica na economia local”, frisa José Eduardo Casemiro, atual diretor presidente do Conselho de Administração da Crediacisc.

Atualidade – Mesmo seguindo os princípios cooperativistas, que visam tornar a sociedade local mais justa, a Crediacisc não deixa de lado a atualização de seus planos de ação, especialmente para investidores.

As constantes reduções da taxa básica de juros, a Taxa Selic, praticada pelo Comitê de Política Monetário do Banco Central (Copom), por exemplo, alterou o cenário para investimentos e a Crediacisc tem informações e orientações importantes para seus cooperados.

Todas as empresas são bem-vindas na Crediacisc, mas o foco está nas micro e pequenas. A cooperativa tem 3 unidades na cidade: rua General Osório, 415; avenida São Carlos, 2123; e avenida Sallum, 526. No dia 28, todas as unidades receberão os cooperados com um café da manhã das 10 às 11h30.

Acompanhe também a Crediacisc: /crediacisc | @crediacisc