A Crediacisc realizou no dia 15 de outubro a reunião do Conselho de Administração para comemorar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. A data é comemorada desde 1948 na terceira quinta-feira do mês de outubro. O tema deste ano, escolhido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, foi “Cooperativas de Crédito: trazendo esperança à comunidade global”.

Um encontro virtual realizado pelo Conselho de Administração da Crediacisc reuniu funcionários, dirigentes e cooperados. A presidente do Conselho, Lídia Maria Mendes Lima, fez a abertura ressaltando a importância do trabalho cooperativo.

“Embora para muitas pessoas o cooperativismo de crédito ainda seja algo novo, é fundamental lembrarmos que ele já existe há mais de 70 anos e que cada vez mais ganha novos adeptos e amplia sua atuação”, destacou Lídia.

Na sequência o secretário executivo da cooperativa, Marcos Alberto Martinelli, destacou o papel das cooperativas de crédito na formação cidadã e na contribuição à economia local. Também foi discutido um calendário para as próximas reuniões, as linhas gerais da celebração dos 15 anos de atividades da Sicoob Crediacisc e o Plano de Sucessão de Administradores.

Entre os integrantes da reunião também participaram Luis Rebordões, presidente do Conselho Fiscal, Adão Luís Garcia, gerente geral, os gerentes Laís Centanim, Mariana Silva e Fábio Lumini, os membros do Conselho, Silvio Possato e Gabriele Piazzalunga, o diretor operacional, José Fernando Domingues, e o jovem cooperado, Felipe Fausto.

Cooperativismo no Brasil e no mundo – As cooperativas de crédito estão presentes em mais de 115 países. O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito estima que existam no mundo mais de 85 mil cooperativas de crédito que representam mais de 270 milhões de cooperados.

No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas já estão cooperadas e em praticamente 600 municípios as cooperativas de crédito são a única instituição financeira presente. Já existem no país 6.043 postos de atendimento. Nos últimos anos o cooperativismo de crédito tem se destacado pela participação na expansão do mercado de crédito no país.

O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) tem aumentado de forma consistente e beneficiado principalmente as micro, pequenas e médias empresas, além das pessoas físicas e os produtores rurais. Levantamento do Banco Central de dezembro de 2019 mostra ainda aumento de 9,6% com relação ao mesmo período anterior no número de pessoas jurídicas atendidas. Agora, são 1,5 milhão de pessoas jurídicas ligadas ao SNCC.

A Crediacisc, única cooperativa de crédito nascida em São Carlos, mantém atualmente três unidades na cidade para atender as cerca de 2 mil contas. Em novembro, a Crediacisc completará 15 anos de funcionamento. “As cooperativas são formadas por pessoas e isso as torna muito mais acessíveis, humanas e prontas para agir localmente”, frisa Lídia Maria.


Acompanhe também a Crediacisc: @sicoobcrediacisc_oficial | @crediacisc | @crediacisc