ONU declarou o ano de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas
A cooperativa de crédito Sicoob Crediacisc, fundada em São Carlos há 20 anos e que atualmente mantém unidades em Dourado e Ribeirão Bonito, celebra o dia 5 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo. A data foi proclamada oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995.
A ONU adotou a resolução Cooperativas no Desenvolvimento Social, importante declaração reconhecendo o papel vital das cooperativas no progresso das comunidades ao redor do mundo. Essa decisão definiu o ano de 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas.
“A decisão da ONU tem a intenção de reforçar a importância do cooperativismo no desenvolvimento econômico, social e sustentável”, frisa a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediacisc, Lídia Maria Mendes.
A contribuição das cooperativas, lembra a presidente, é reconhecida pelo enfrentamento dos principais desafios globais, como a segurança alimentar, sustentabilidade, inclusão social e paz. “O movimento cooperativista está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca.
No Brasil, o cooperativismo cresce ano a ano, tanto que já soma mais de 20,5 milhões de cooperados e gera mais de 524 mil empregos diretos, segundo dados do último Anuário do Cooperativismo. No mundo, são mais de três milhões de cooperativas e 1,2 bilhão de cooperados.
Para marcar o Ano Internacional das Cooperativas, a ONU incentivará 195 países membros a adotarem medidas de fortalecimento e promoção das cooperativas em suas realidades locais. Para isso, serão promovidas ações de cooperação técnica e transferência de conhecimento dos representantes das organizações.
A Crediacisc integra o Sistema Sicoob, que atualmente tem mais de 8,8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, são 329 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.
O Sicoob ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de unidades presenciais no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento. Em mais de 400 municípios é a única instituição financeira presente.
“A tendência do cooperativismo é crescermos cada vez mais”, salienta o presidente do Sicoob Crediacisc, José Fernando Domingues, o Zelão. “Quem passa a fazer parte do cooperativismo, aprova a filosofia e se transforma em um multiplicador”, observa.
Zelão cita o exemplo do Sicoob Crediacisc, que nasceu em 2005 a partir da união de 30 pequenos empresários ligados à Associação Comercial (Acisc). “Hoje, somos mais de 3,5 mil cooperados, temos 5 unidades presenciais em três municípios e um ponto de atendimento digital”, ressalta.