Publicado em:

O crescimento do Sicoob Crediacisc exigiu a ampliação da estrutura administrativa e atualização de normas internas, que foram aprovados na Assembleia Geral Extraordinária realizada na terça-feira (29/7) no auditório da Associação Comercial (Acisc) com a participação de cooperados, dirigentes e conselheiros.

"O crescimento da nossa cooperativa exige novas estruturas", salientou o diretor presidente, José Fernandes Domingues, o Zelão. "Estamos expandindo em número de cooperados e também em território de atuação, por isso precisamos de  mais profissionais na gestão", frisou a presidente do Conselho de Administração, Lídia Maria Mendes.

A assembleia também aprovou a reforma do Estatuto Social, com destaque para a adequação às normas da Lei Complementar 196/2022 e diretrizes do Sistema Sicoob, o remanejamento de recursos do Fundo de Assistência Técnica (FATES), a atualização das políticas de Controle Interno, Sucessão de Administradores e Governança Corporativa.

O destaque para a reforma do Estatuto foi a criação da Diretoria de Riscos, cuja competência será o gerenciamento de riscos de crédito, no mercado, liquidez, operacional, socioambiental e cibernético, além de controles internos, segurança da informação e prestação de contas.

Também foi alterado o número de membros efetivos do Conselho de Administração, que antes era composto por mínimo 3 no máximo 6 membros e agora foi fixado o número de 5. "O novo estatuto limita o tempo de atuação nos cargos, mas também exige pelo menos dez anos de associação à cooperativa", destacou o vice presidente do Conselho de Administração, Marcos Henrique dos Santos.

Parceria - Foi anunciada a parceria com a ONG Projeto CorAção para estimular a doação de cupons fiscais do programa Nota Fiscal Paulista. Os estabelecimentos que aderirem à campanha terão uma urna identificada que irá recolher os cupons sem CPF para reverterem os créditos fiscais à entidade.

A ONG atende 150 crianças com aulas de dança, música, culinária, informática, entre outros cursos. Também oferece cursos profissionalizantes para cerca de 100 famílias. A estimativa da entidade é que pelo menos 4 mil pessoas são impactadas por suas ações.