O Sicoob Crediacisc realizou, na manhã do dia 19/11, na unidade da Avenida Sallum, a última reunião do ano com os participantes do Plano de Sucessão de Administradores (PSA). O encontro reuniu cooperados interessados em compor, no futuro, os Conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa, fortalecendo a renovação qualificada da governança.
Coordenada pelo secretário executivo e educador financeiro, Marcos Alberto Martinelli, a reunião fez um balanço das atividades realizadas em 2025, projetou ações para o próximo ano e apresentou detalhes dos eventos de encerramento de 2025, incluindo o lançamento do livro “20 anos do Sicoob Crediacisc”, que acontece em 28 de novembro, e o tradicional jantar de confraternização da cooperativa, marcado para 6 de dezembro. As adesões estão a venda.
Segundo Martinelli, o PSA cumpre papel essencial para o futuro da cooperativa. “Um dos princípios do cooperativismo é a autogestão e, para isso, é fundamental preparar novos cooperados para assumirem postos de comando. O PSA garante que essa preparação aconteça de forma estruturada e contínua”, afirma.
Balanço do PSA em 2025
O Plano de Sucessão de Administradores retomou suas atividades em 30 de janeiro de 2025, com a identificação de cooperados com potencial interesse em contribuir com a governança. A partir de sugestões de dirigentes e da equipe interna, os indicados foram convidados formalmente a integrar o programa.
Entre as principais ações desenvolvidas ao longo do ano estiveram a identificação e engajamento inicial dos candidatos, a sensibilização e início da capacitação técnica, participação em eventos e atividades de governança da cooperativa e realização de reuniões presenciais e encontros online.
Para facilitar o fluxo de informações e fortalecer o vínculo entre os participantes, foi criado um grupo de comunicação exclusivo no WhatsApp. O programa também ofereceu materiais de estudo, convites para assembleias e participação em eventos institucionais, ampliando a compreensão dos futuros conselheiros sobre os processos internos.