Boas práticas

Crediacisc reúne grupo de interessados em novas capacitações

A Sicoob Crediacisc é uma instituição financeira cooperativa formada por empresários de São Carlos fundada em 2005 e a sua mais nova iniciativa  espelha-se nas boas práticas desenvolvidas em outras cooperativas clássicas brasileiras. Segundo o secretário executivo da Crediacisc, Marcos Alberto Martinelli, foram identificados dez empreendedores interessados em receber apoio do FATES - Fundo de Apoio Técnico, Educacional e Social - da Sicoob Crediacisc. O FATES permite capacitar cooperados por meio de educação financeira, cursos e treinamentos.

"Nosso primeiro encontro serviu para definir a agenda comum e identificar quais as áreas e temas que complementam o conhecimento de cada empreendedor. Ofertamos oportunidades de capacitações presenciais ou na modalidade à distância, sempre em parceria com a nossa central e sistema Sicoob" afirma Martinelli, que também é professor universitário.

Para os participantes do encontro o momento é de aproveitar o apoio oferecido pela cooperativa, que não tem custo para os interessados. Este é o caso de Daniel Roher, um cooperado da Sicoob Crediacisc com negócios no comércio varejista de vestuário e calçados. Embora tenha participado do quadro dirigente da cooperativa em anos anteriores, sentia falta de uma melhor formação em relação ao cooperativismo de crédito.

"Para ser um bom dirigente de instituição financeira - como é o caso da Crediacisc - é preciso se capacitar para além do conhecimento necessário para tocar os próprios negócios. O interessante, inclusive, é que todo o novo conhecimento servirá para aprimorar a gestão do empreendimento próprio. É um processo no qual todos ganham." declarou Roher.

Café com associados

Além da formação de novas lideranças, a Sicoob Crediacisc planeja realizar ao menos outros três encontros com empreendedores. Serão organizados "cafés com associados" na Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) nos meses de setembro, outubro e novembro. Tanto a associação quanto a cooperativa tem interesse na identificação de jovens empreendedores e projetos viáveis.

"Uma das linhas de atuação é estabelecer um diálogo com o empreendedor para saber mais sobre os seus projetos. Temos recursos financeiros e capacidade técnica para auxiliar no sucesso de investimentos produtivos. Oferecemos mais de trinta produtos financeiros com custos reduzidos em relação ao mercado. Pode-se, inclusive, submeter projeto para análise dos nossos cunsultores ligados a nossa Associação Garantidora de Crédito. Se aprovado, o spread cobrado pelo financiamento cai, reduzindo ainda mais o custo do capital para o associado " finalizou Martinelli.

O que é uma Associação Garantidora de Crédito?

A AGCP - Associação Garantidora de Crédito Paulista - é uma associação entre cooperativas de crédito e associações comerciais de São Paulo e objetiva a análise de projetos e fornecimento de garantias complementares nas operações de financiamento para o setor produtivo. Uma vez aprovado o projeto, a AGCP oferece garantia extra para o tomador de recursos e, com isso, a taxa de juros tende a diminuir.

"Quanto maior as garantias oferecidas, menor a taxa de risco embutida na taxa de juros. Projetos aprovados pela AGCP justificam taxas de juros ainda mais reduzidas, o que significa economia para o empresário" esclarece Adão Luis Garcia, gerente geral da Sicoob Crediacisc.